Aceito As Condições

Na Semana Passada

Na semana passada eu gravei um vídeo ensinando como gerar um número de Configuração em Duas Etapas no WhatsApp para gerar maior segurança.

Essa atitude torna o aplicativo de conversas mais seguro. Será?

Agora foi descoberto outro golpe para roubo dessas contas. 

Usando de engenharia social os meliantes estão fazendo a festa.

Engenharia Social

A engenharia social é o ato de produzir links, conversas entre outros tipos de ação que levam o cidadão mais vulnerável a disponibilizar seus dados e tornar seus aplicativos ou mesmo aparelhos de computador, smartphones ou tablets disponíveis para os ataques.

Esse é um dos exemplos de engenharia social: os bandidos convencem a vítima de que eles são do Ministério da Saúde e estão fazendo uma pesquisa sobre covid-19. 

Após esse primeiro contato, ligam novamente para a vítima dizendo que pertencem a empresa do WhatsApp informando que a conta que pertence a ela foi invadida. Enviam um número via SMS e pedem que a vítima substitua o número de configuração em duas etapas pelo número que foi enviado. Desta forma eles conseguem invadir a conta de WhatsApp do desavisado e controlar seu aplicativo de conversa.

Ao contrário do que muita gente pensa, o ataque por engenharia social corresponde a dois terços de todos os ataques ocorridos no ambiente conectado.

Duas Dicas

As pessoas que mais caem nesses golpes são as crianças e os idosos. Eles precisam de monitoramento constante e você, que se acha esperto, cuidado aonde você clica quando receber alguma informação dizendo que é de empresa pública ou privada mas que nunca ouviu falar o nome. 

E mesmo que seja conhecida, acesse o site da empresa e leia a política de privacidade. 

Se usarem o nome de algum parente ou de um amigo, verifique com eles a origem da conversa. 

Essas duas pequenas dicas vão te poupar muito trabalho e dor de cabeça.

luciano.cardozo

Share