Educação E Pandemia

Educação: Alguns Resultados No Período Da Pandemia

Vivemos num país de contrastes.

E a pandemia escancarou mais ainda essa situação.

A educação sofreu um impacto violento nesse período. 

Não bastasse isso, até as eleições municipais contribuíram para dificultar um possível retorno às aulas.

Alguns Resultados Internacionais - Ano De Referência: 2020

Segundo Tiago Lisboa Bartholo, Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Holanda os efeitos do ensino remoto são quase desprezíveis, já na Bélgica e na Inglaterra houve um aumento das desigualdades educacionais.

São países que possuem menos desigualdades sociais em relação ao Brasil.

Resultados No Brasil

No período de pandemia, as escolas privadas conseguiram manter contato com 90% dos alunos e suas famílias.

Já no mesmo período, nas escolas públicas, esse número cai para 67%, ou seja, 33% das famílias e alunos do ensino público não conseguiram ser contactados pelos professores.

Outro resultado bem relevante é que todas as famílias que possuem filhos na rede privada de educação, encontraram dificuldades no acompanhamento de seus filhos na hora das aulas, principalmente os alunos do ensino infantil.

Essas dificuldades são em razão da falta de material, mudança da rotina em casa e certo despreparo dos pais para lidarem com essa nova modalidade de ensino.

Para Claudia Costin, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, esse é o maior desafio logístico que a educação enfrentou:

Organizar aulas remotas para quem tem acesso irrestrito à internet e criar alternativas para quem não tem.

As Eleições Municipais

Há uma questão política envolvida: as eleições municipais.

Muitos municípios mudaram sua gestão e em sua maioria, os gestores educacionais não planejaram ou, se planejaram, não deixaram esse planejamento de retorno às aulas obedecendo os protocolos sanitários e pedagógicos.

A grande preocupação, nas palavras de Cláudia Costin, é como manter o desenvolvimento da educação em nosso país neste contexto se sabemos que esse período agravou ainda mais as desigualdades sociais e econômicas.

luciano.cardozo

Share

%d blogueiros gostam disto: