O Direito, A Inclusão E A Falta De Caráter

O Ponto De Partida

Está circulando um vídeo no Instagram, do Vereador Glauber Bastos, sobre fura-filas da vacina contra o covid-19 em Itaperuna 

São denúncias graves e que devem ser apuradas pelos órgãos públicos competentes.

Ele cita num dos trechos do vídeo que possui uma lista com mais de dois mil nomes e que, pelos cálculos por mim efetuados, uns 5% desta lista possuem mais de 120 anos de idade.

É possível, sim, mas precisam ser investigados.

Mas o que tem isso haver com o título do post. Continue lendo e saiba o que tem haver.

O Direito

Todos temos direitos inerentes à condição humana, e o maior deles é o direito à vida. Acho que aqui já basta.

A Inclusão

A inclusão é um fato, de certa forma novo, mas que a legislação brasileira está contemplada como uma das melhores do mundo nesse aspecto.

O que é a inclusão? 

A deficiência de uma pessoa era considerada uma condição biológica e consequente empecilho para que ela participasse de vários momentos no cotidiano tais como ir à escola, áreas de lazer e até mesmo no mundo do trabalho. 

Hoje o que é olhado como empecilho são as barreiras físicas impostas pelo meio, ou seja, uma calçada que impeça um cadeirante de circular por aquela área, calçadas sem marcação para deficientes visuais, isso para falar de barreiras urbanísticas, faltam as arquitetônicas, de transportes, atitudinais, entre outras tantas barreiras.

Falemos sobre as barreiras atitudinais. O fragmento da lei que quero fazer um pequeno comentário diz: (partes foram suprimidas para não tornar a leitura maçante)

“Art 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

I- …

II- …

III- …

IV – barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

a)…

b)…

c)…

d)…

e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;”

Pessoas que possuem limitações na locomoção, acesso a atividades básicas do dia a dia também são os idosos, pessoas doentes e que pela são beneficiados pela Lei Brasileira de Inclusão.

A Falta De Caráter

Falta de caráter é você burlar a lei, para obter benefícios que deveriam primeiro ir para as pessoas que estão sendo prioridade neste momento em que uma pandemia assola o mundo inteiro.

Falta de caráter é você, de certa forma, condenar alguém à morte porque você furou a fila, tomou a vacina no lugar de uma pessoa mais necessitada que você deixando-a em condições mais vulneráveis ainda.

Falta de caráter é um profissional de saúde fingir que estava ministrando o medicamento numa pessoa idosa para poder ministrar em outra pessoa sem necessidade.

Falta de caráter é um presidente da república rir porque no ano anterior mais gente suicidou do que morreu de covid, segundo ele.

O pior é que tem gente que acha isso normal. Não o presidente rir de uma desgraça, isso pra ele é normal, mas a falta de caráter.

luciano.cardozo

Share

%d blogueiros gostam disto: