O Que Você Precisa Saber: Setembro Amarelo

“O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio. (Fonte: Suicídio: Informando para prevenir – clique aqui para baixar).

O Brasil

No Brasil, o coeficiente de mortalidade por suicídio está em torno de 11,4 para cada 100 mil habitantes. Os números não são tão altos se relacionados a outros países, por exemplo, no leste da Europa, esse coeficiente sobe para 27 em cada 100 mil habitantes. O coeficiente mundial é de 14,5 para cada 100 mil habitantes. Mas mesmo assim são números preocupantes. (Fonte: Suicídio – Conhecer para prevenir – clique aqui para baixar).

Cerca de 17% dos brasileiros já pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida. 

Ainda é um tabu comentar e muito menos conversar sobre o suicídio.

As pessoas que não possuem nenhum conhecimento científico sobre o assunto arranjam as mais variadas e fantasiosas explicações.

Claro que não acertam o motivo que levou uma pessoa ao ato suicida.

O Comportamento Suicida Ao Longo Da Vida

Em cada 100 habitantes 15 tem pensamentos suicidas, 5 planejam suicidar-se, 3 tentam o sucídio e 1 chega a ser atendido em pronto-socorro.

Muitos são os fatores que levam o indivíduo ao suicídio como, depressão, transtorno por uso de substâncias psicoativas, esquizofrenia  e transtorno de personalidade. Outros transtornos também em menor proporção são identificados como motivos para o suicídio tais como, transtorno de ajustamento, transtornos de ansiedade, transtornos psicóticos e até suicídios sem diagnóstico fechado.

Mitos Sobre O Suicídio

Como Agir?

A principal ação para prevenção ao suicídio, claro que com acompanhamento especializado, é o apoio emocional da família reforçando junto ao indivíduo a vontade de viver. Desta forma a intenção e o risco diminuirão.

Quer Saber Mais?

A Hora da Cidadania, dia 09/09/2021 às 20:00 h no canal do Youtube e na página do Facebook da Pastoral da Cidadania.

luciano.cardozo

Share

%d blogueiros gostam disto: